quinta-feira, 16 de novembro de 2006

A vida é como uma conta corrente....

Matéria do jornal Valor de hoje, a qual transcrevo porque achei muito interessante a forma como aborda a questão...
"Costumo dizer que estas três variáveis - vida, dinheiro e poder-, além de algumas outras como amor, tristeza, sucesso e felicidade estão na categoria das coisas mais efêmeras com as quais temos de lidar. São como uma conta corrente, onde devemos administrar créditos e débitos ao longo de toda nossa vida.

Muitas pessoas passam boa parte da sua existência sem conseguir estabelecer uma boa relação com a vida. Alguns nem ao menos sabem, ou aprendem, lidar bem com o dinheiro. Outros ficam na categoria para quem o poder torna-se um vício e fator de auto-destruição. E também é bom não confundir dinheiro e poder. São distintos na forma, tanto da conquista como nos seus efeitos.

Você sabe o que espera alcançar na vida? Caso não saiba, tem uma noção de algumas coisas que, certamente, não deseja e, portanto, administra mais por eliminação do que inclusão? Alguma vez você já parou para avaliar a importância do simples, do frugal mesmo, para obter uma boa coerência entre vida e qualidade? Neste contexto aparece o tempo, que sendo algo não renovável pode ser encarado como recurso, sentimento, sensação ou apenas uma medida. Mas assim mesmo tem grande importância quando o dividimos na perspectiva de passado, presente e futuro.
Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença quando você faz seu planejamento financeiro.

Veja os números interessantes de uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Estatísticas Sanitárias dos Estados Unidos sobre o volume de horas que temos pela frente dependendo da idade e da perspectiva de vida de cada um.



A coluna da esquerda apresenta a idade atual, a do meio os anos que você tem como expectativa, considerando uma idade média alcançável a partir do ponto que você já atingiu. Finalmente a coluna da direita apresenta uma informação no mínimo curiosa: o total de horas que você terá à sua disposição a partir desta expectativa. Examine estes números localizando sua idade atual e faça sobre os mesmos algumas reflexões. E fixe alguns objetivos tanto naquilo que deseja ter e ser.

Muitos de nós temos o hábito de consultar o talão de cheque ou conta bancária na perspectiva do saldo disponível. Poucas vezes fazemos isto em relação ao saldo de tempo, horas e qualidade de vida que aspiramos em relação ao nosso futuro. Para alguns estes balanços são feitos apenas em fases de transição, como casamento, nascimento de filhos, dissolução familiar, separações, acidentes, falecimentos de amigos, perda de emprego ou aposentadoria. Mas cada vez mais compreendemos que o aumento da longevidade média e a forte competição no mundo do trabalho exigem que estas reflexões não possam esperar os eventos acontecerem.

É necessário que cada um se torne autor do seu próprio roteiro de vida.


Por fim um último lembrete para os leitores: para desfrutar não é necessário possuir. Simplicidade ou frugalidade são características da pessoa que obtém um relacionamento satisfatório no uso dos recursos materiais. Já o estado de felicidade envolve também questões como equilíbrio psico, social e espiritual."

Renato Bernhoeft é consultor de empresas e presidente da Bernhoeft Consultoria, que representa o FBCGi (The Family Business Consulting Group International na América Latina)

Nenhum comentário: