segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Ainda sobre a IPO que está sacudindo o mercado


Opinião de uma pessoa com experiência em jornalismo econômico....

Vale a Leitura e a Reflexão


A Ecodiesel e o mercado de ações

O lançamento de ações da Brasil Ecodiesel, primeira grande empresa para explorar o biodiesel brasileiro, acabou explodindo em uma suspeita grave: o sócio oculto da empresa seria o empresário Daniel Birmann, polêmico, já inabilitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para dirigir empresas de capital aberto.


Mais que isso, trouxe de volta fantasmas de outros movimentos especulativos que arruinaram grandes oportunidades de crescimento da economia. Em 1889, o grande boom econômico que se prenunciava resultou na bolha especulativa conhecida como "O Encilhamento".


Em 1971, o "milagre" econômico brasileiro foi abreviado por jogadas sem conta no mercado acionário, que acabaram desviando grande parte dos recursos que poderia ter ido para ampliação do parque produtivo das empresas.


No ano passado, o aquecimento do mercado acionário estimulou um sem-número de lançamentos de empresas a preços super-avaliados.


Agora, a Brasil Ecodiesel lança a luz amarela para um novo movimento que se prenuncia, de migração de parte da poupança brasileira do mercado de renda fixa para o de renda variável.


A Comissão de Valores Mobiliárias fica devendo mais uma ao investidor brasileiro, ao permitir o abuso do lançamento de ações de empresas, nas quais os controladores ficam ocultos por uma malha de empresas em paraísos fiscais.


Nenhum comentário: