terça-feira, 7 de novembro de 2006

NOVAS IPO´s NO SETOR IMOBILIARIO A CAMINHO


Pois é... parece que todos querem tirar uma casquinha deste "boom" no mercado imobiliário... A proxima IPO, pelo que tudo indica será da PDG Realty... E ainda há a previsão para mais 4 (Camargo Corrêa, Lopes, Tecnisa e São Carlos) veja a materia abaixo extraída do Valor Econômico de 07/11/06...


PDG Realty prepara lançamento de ações em bolsa
Jornal Valor - 07/11/2006

A Pactual Desenvolvimento e Gestão Realty (PDG Realty), uma empresa de investimentos no setor imobiliário dos sócios do banco homônimo, irá lançar suas ações na bolsa de valores.


A companhia faz a incorporação de imóveis por meio da aquisição de cotas de projetos residenciais e também da compra de participações em empresas do setor.

A empresa surgiu em 2004, com a criação de um fundo de investimento em participações com R$ 150 milhões para aplicar em projetos residenciais. Ao todo, foram mais de 30 empreendimentos feitos em parcerias com construtoras como Klabin Segall, Cyrela e RJZ.

Outro foco de investimento é a compra de empresas do setor. A PDG Realty detém 36% da Lindencorp, coligada da construtora Adolpho Lindenberg, que atua no segmento residencial de alto padrão. Nesse ativo, a companhia é sócia também do banco Banif Primus.

Além disso, segundo o Valor apurou, a PDG adquiriu recentemente parcelas de outras duas incorporadoras, a Goldfarb e a CHL.

A primeira empresa constrói imóveis voltados para a baixa renda em São Paulo. Já a CHL atua no Rio de Janeiro com empreendimentos de alto padrão.

Como investe apenas em parceria com incorporadores, a PDG não figura em nenhum ranking do setor. Mas está entre um dos maiores investidores imobiliários do país.

De acordo com pedido registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ontem, o objetivo da oferta de ações é tanto captar novos recursos para a companhia quanto permitir que seus atuais acionistas possam vender parcela de suas ações.

A PDG Realty pertence aos sócios do Pactual. Na venda da instituição financeira para o UBS, a área de gestão dos ativos dos acionistas do banco e de terceiros ficou sob a responsabilidade de Gilberto Sayão, um dos donos do Pactual.

A PDG vem agora engrossar a lista de empresas do setor imobiliário que lançam ações em bolsa. Desde o ano passado, sete ofertas já foram realizadas. Outras quatro - Camargo Corrêa, Lopes, Tecnisa e São Carlos - estão com seus pedidos em processo de análise na CVM.

O crescimento da oferta de crédito imobiliário no país aliado à carência habitacional fazem com que diversas empresas da área de construção se capitalizem para investir de forma mais robusta no setor. A queda da taxa de juros também tem sido essencial para atiçar o apetite dos investidores.

Desde o ano passado, as incorporadoras residenciais já levantaram R$ 4 bilhões em recursos via bolsa de valores.
O movimento tem levado, inclusive, à concentração do segmento no país.

Com o caixa mais cheio, depois de fazer as ofertas em bolsa, companhias como Cyrela, Gafisa e Rossi Residencial têm feito aquisições ou joint-ventures com concorrentes.

Nenhum comentário: