quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

ECONOMIA MUNDIAL & BOVESPA

Conjecturas Econômicas: China despencando e afetando o resto do mundo

Como a China é considerada uma “grande baleia” entre os emergentes, com indicadores superlativos, os movimentos de ajustes, gerados por alguma decisão externa, sempre ensejam grandes oscilações, levando junto o resto do mundo, com destaque para os emergentes. Foi isto que aconteceu nesta terça-feira. Os mercados ao redor do mundo experimentaram fortes quedas, por uma conjunção de fatores, mas o grande destaque foi o mergulho da bolsa chinesa nesta madrugada (- 8,8%), a maior queda em uma década.

Em função disto, o mercado de ações brasileiro, dentre os mais líquidos do mundo, acabou duramente afetado, com o dólar também “esticado”, aos R$ 2,12. Outros fatores contribuíram para este “estresse” dos mercados, como: o atentado suicida na base norte-americana do Afeganistão, quase atingindo o vice-presidente republicano dos EUA, Dick Cheney, e a divulgação de alguns indicadores norte-americanos, aquém do esperado, como as encomendas de bens duráveis, que recuaram 7,8% em janeiro.

Na China, pela dificuldade de informações, o mercado continua avaliando os acontecimentos, mas é impressão geral que houve um movimento de realização de lucro, diante da possibilidade de novas medidas saneadoras [ MY OPINION: ALGO MUITO POSITIVO!!! ], na sessão anual do Congresso na próxima semana. Neste caso, duas são as principais preocupações dos dirigentes chineses: tornar o mercado financeiro mais aberto e transparente e preocupações recorrentes com o ritmo intenso de crescimento da economia chinesa, que em 2006 foi de 10,7% - nível mais alto em 11 anos – que pode se repetir em 2007.

Este forte crescimento foi atribuído aos investimentos no mercado imobiliário e em outros ativos, podendo, no entanto, se traduzir em novas pressões inflacionárias e forte endividamento das famílias. Em resposta a estes riscos, no último dia 16/02 o Banco do Povo da China (banco central chinês) elevou o depósito compulsório, para 10% dos depósitos dos bancos do país – a segunda elevação neste ano.

Recordemos que no ano passado a taxa de juros para empréstimos foi elevada duas vezes, em abril e agosto, em 0,27 ponto percentual nas duas ocasiões, a fim de “conter a demanda por empréstimos de longo prazo e a expansão muito rápida de investimentos em ativos fixos”. Agora, a taxa bancária está em 6,12% anuais. Com isto, o iuan se apreciou 6,5% contra o dólar, e o consumo doméstico cresceu em ritmo menor do que em 2005.

Outra medida é a que impede os investidores estrangeiros de comprar residências, que não de uso particular, sendo obrigados a pedir aprovação do governo para a transferência de propriedades, devido à destinação de créditos concedidos nessa área – antes direcionados para as construções de luxo e em outros projetos considerados desnecessários pelo governo - o que poderia causar problemas no sistema bancário no caso de inadimplência das construtoras. Em 2006, os investimentos imobiliários cresceram cerca de 21,8% (0,9 ponto percentual acima do registrado em 2005).

Somado a isto, sendo a bolsa de valores chinesa ainda incipiente, várias medidas regulamentadoras devem ser adotadas na semana que vem visando evitar o excesso de operações especulativas. É possível que sejam anunciadas medidas de restrição na tomada de empréstimos bancários para a compra de papéis, além de medidas de controle de capital.

Com o crescimento acelerado da economia chinesa em 2006, as apostas dos chineses no mercado de ações aumentaram exponencialmente, com as bolsas do país (Xangai e Shenzhen) registrando valorização de 130% em 2006. Com isto, aumentaram os riscos de formação de bolhas especulativas. Estimativas do mercado apontaram um aumento de três milhões de novas contas nas corretoras chinesas ao longo do ano passado.

Para o resto do mundo, o receio maior é de que possa ocorrer uma desaceleração mais forte que o desejável da economia chinesa, o que afetaria, diretamente, a demanda e a cotação das commodities agrícolas, minerais e o petróleo. Estejamos atentos aos próximos movimentos do governo chinês.

TRADUZINDO O ULTIMO PARÁGRAFO: SE ISTO OCORRER DE FATO, OS PAPIES DA PETROBRAS E VALE SENTIRAM = BOVESPA FORTEMENTE AFETADO.... [ MY OPINION ]

Fonte: Lopes Filho & Associados

Nenhum comentário: