sábado, 3 de fevereiro de 2007

O que é o POP (Novo Produto da Bolsa)?

Pessoal,

Percebo que alguns conhecidos tem ficado animados com a BOLSA, em função dos resultados positivos recentes, e tem me perguntado sobre o novo produto a ser lançado o POP. Pois bem, cabem então algumas aclarações.

O que é o POP?
POP significa Proteção do Investimento com Participação. Trata-se de um novo PRODUTO para INVESTIMENTOS na BOLSA.

Mas até onde vai esta Proteção?
Isto depende de VOCÊ!!! Portanto NÃO É LIVRE DE RISCO!!!

Em outras palavras, o funcionamento do POP e suas características de risco-retorno, inclusive a proteção ao capital, só valem se ele for mantido inalterado. Portanto, se você, como investidor "desmanchar" o POP poderá eliminar essa proteção.

Como funciona?
A lógica de funcionamento é relativamente simples.

Basicamente, há três operações dentro do produto:
1 - a compra de uma ação no mercado à vista,
2 - a compra de uma opção de venda e
3 - a venda de uma opção de compra - ambas as opções sobre a mesma ação e data de vencimento.

Desta forma, o investidor fica protegido de eventuais quedas abruptas do papel. Isso porque, como comprou uma opção de venda, tem o direito de se desfazer da ação ao preço de exercício previamente estabelecido. Em contrapartida, se a ação subir bastante, terá seu retorno limitado. Como vendeu uma opção de compra, esta será exercida por um outro investidor, restringindo o eventual ganho do primeiro.

POP pra valer a partir de 9/FEV
Segundo comunicado enviado pela Bovespa, o POP estréia na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro. "A CVM considerou satisfatórios os esclarecimentos prestados ao órgão regulador e ao mercado", informa a nota.

Nenhum comentário: