quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Leis da Natureza atuando na BOLSA

Pessoal, não posso me furtar de falar o que muitos sabemos, mas HESITAMOS em aceitar: Tudo que sobe, desce também!

Na BOLSA não é diferente.

Há motivos para a queda de hoje? Sim, há. Eles são per si o mais importante? Não, não são.

Em minha forma de entender, que não é melhor do que a de ninguém [ vale dizer ], o mais importante é entender que a BOLSA, como todo produto ou serviço derivado do comportamento humano, possui características relacionadas ao ser humano. Logo, a imprevisibilidade, e o movimento de massas também fazem parte desta dinâmica.

Enquanto a BOLSA batia recordes atrás de recordes, ninguém duvidava do seu fôlego. Porém, um movimento na CHINA, associado à declaração do SENHOR MERCADO [ Mr. Allan Greenspan ] deram o tempero necessário para um movimento de correção, que diga-se de pasagem é MUITO SAUDAVEL,
e ser SAUDAVEL muitas vezes é passar por momentos de desconfortos.

Quem malha, possivelmente já ouviu falar na expressão: "
NO PAIN, NO GAIN"... Ou seja, quer um musculo bonito? Um biceps bacana? VAI TER QUE SENTIR DOR!!!

Na BOLSA é o mesmo! Quer ganhar mais? Quer superar o rendimento "seguro" [ou dito menos arriscado]... VAI TER QUE SE EXPOR... E possivelmente SENTIR DOR!!!

Dói ver o dinheiro diminuir [ ainda que temporariamente ], mas é parte do processo natural de correção. Contudo, é preciso saber como agir, há vários mecanismos de proteção... Desde os mais simples e intuitivos como
NUNCA SE COLOCA TODOS OS OVOS NA MESMA CESTA, até o mais sofisticados, via derivativos.. Fica ao gosto e conhecimento de cada um....

Esta nota tem como propósito trazer um momento de reflexão, e sinalizar que pode ser um bom momento para pensar em fazer uma comprinhas.... com prudência, é claro! Afinal, como dizem os mais experientes:
MUITA CALMA NESSA HORA!!

Adicionalmente, o que ocorreu hoje pode ser entendido fazendo um paralelo com o que medicina moderna chama de SINDROME DO PANICO, só que no caso da BOLSA foi em MASSA!!!

O que é Síndrome do Pânico ?

A Síndrome do Pânico é caracterizada pela ocorrência de freqüentes e inesperados ataques de pânico. Os ataques de pânico, ou crises, consistem em períodos de intensa ansiedade e são acompanhados de alguns sintomas específicos.

Os ataques de pânico se iniciam geralmente com um susto em relação a algumas sensações do corpo. Estas sensações disparadoras podem ser desde uma alteração nos batimentos cardíacos, uma sensação de perda de equilíbrio, tontura, falta de ar, alguma palpitação diferente ou um tremor, por exemplo.

A
partir deste susto inicial, começa um processo de medo e ansiedade que vai crescendo até atingir uma intensidade em que a pessoa se sente em estado de desespero e pânico.

Uma das características da Síndrome do Pânico é a pessoa viver com muita ansiedade, na expectativa constante de ter uma nova crise. Este processo, denominado ansiedade antecipatória, leva muitas pessoas a evitarem certas situações e a restringirem suas vidas a um mínimo de atividades.

A Síndrome do Pânico faz parte dos chamados
transtornos de ansiedade conjuntamente com as fobias (fobia simples e fobia social), o estresse pós-traumático, o transtorno obsessivo-compulsivo e a ansiedade generalizada.

Quando duas pessoas estão conversando, elas estão em contato, porém não necessariamente em conexão. Contato é uma interação de presença, que pode ser superficial, enquanto conexão é uma ligação profunda que ocorre mesmo quando as pessoas estão distantes. Duas pessoas podem estar em contato, conversando, mas com baixíssima conexão, como numa situação social formal. Por outro lado, duas pessoas podem estar distantes, e, portanto sem contato, mas se sentirem conectadas.

Geralmente, as pessoas com pânico conhecem estas sensações: uma sensação de estar "ausente", meio fora da realidade, se sentindo distante dos outros, mesmo de quem está ao seu lado. Os olhos perdem o foco...Neste momento a crise se inicia.

Enfim, qualquer semelhança com o dia de hoje pode não ser mera coincidência....

Minhas DICAS???


Prudência com um tom de Ousadia!!! Paradoxal para você??

Nenhum comentário: