terça-feira, 9 de janeiro de 2007

SIR JOHN TEMPLETON: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS

Métodos e estratégias:
Templeton condensou seus princípios de investimento em 10 máximas que, até hoje, funcionam como base cultural de sua firma e processo de seleção para escolha de ações:

1: Invista pelo retorno real. O verdadeiro objetivo de qualquer investidor de longo-prazo é a maximização do retorno real após os impostos.

2: Mantenha sua mente aberta. Nunca adote um tipo de ativo ou um método fixo de seleção permanentemente. Tente se manter flexível, com a mente aberta e cético.

3: Nunca siga a multidão. Se você comprar as mesmas ações que a multidão, conseguirá o mesmo resultado que a multidão. Comprar quando todos estão vendendo e vender quando todos estão comprando requer uma grande autoconfiança, mas trás excelentes recompensas.

4: Tudo muda. Mercados em queda tem sido sempre temporários. Da mesma forma que mercados em alta.

5: Evite o popular. Muita gente junta acaba por destruir qualquer fórmula de seleção de ações ou qualquer tentativa de “market timing”.

6: Aprenda com seus próprios erros. “Desta vez vai ser diferente” está entre as cinco palavras mais caras da história do Mercado.

7: Compre em épocas de pessimismo do Mercado. A época de maior pessimismo é a melhor hora de se comprar, e a época de otimismo é a melhor época para se vender.

8: Lute por valor e barganhas. No Mercado de ações, a única forma de encontrar barganhas é quando todos estão vendendo.

9: Procure pelo mundo todo. Se você procurar pelo mundo todo irá encontrar mais barganhas do que se fixar a apenas um país.

10: Ninguém sabe tudo. Um investidor que tem todas as respostas nem entendeu as perguntas.
Fonte: As Máximas de Templeton, publicadas por Templeton Investment Management Limited. Você pode pegar as máximas de Templeton aqui (http://www.franklintempleton.co.uk/u...pdf/maxims.pdf).

Os Quatro Fatores Chaves a se considerar em uma análise fundamentalista de qualquer empresa são:
1:O índice P/L em relação as outras companhias;
2: Margens de lucro operacionais, principalmente se estiverem subindo;
3: Valor de liquidação, i.e. O preço que você receberia caso a firma fosse vendida;
4: A taxa de crescimento dos lucros e, especialmente, a consistência do crescimento. Em geral, evite comprar companhias em que os lucros apresentem maus resultados por dois anos consecutivos. Mantenha-se longe de firmas que estão crescendo a patamares insustentáveis.

Nenhum comentário: