terça-feira, 16 de janeiro de 2007

E a PETR4? Caiu, mas vale a pena comprar?

Hoje, em um almoço descontraído com amigos, uma conhecida vira do nada e me pergunta: "A Petrobras caiu bastante né? Tá em cerca de R$ 44, vale a pena comprar?".

Esta é a TÍPICA reação que pode gerar um gosto amargo na boca, NÃO SE DEVE COMPRAR UMA AÇÃO COM UMA ANALISE TÃO SIMPLISTA, deve-se analisar o entorno de oportunidades, bem como as razões que motivaram a sua queda! Afinal, como dizia Murphy: "Nada é tão ruim que não possa piorar".

Hoje vivemos um momento de instabilidade do preço do petróleo, há uma saída grande de investidores estrangeiros em janeiro deste ano, e a PETR4 sente tudo isso como nenhuma outra ação, pois é a "vedete" da Bolsa.

Seus fundamentos são sólidos sim, a longo prazo valeria a pena. Mas como dizia Keynes: "A longo prazo todos estaremos mortos". E seu custo de oportunidade? Quem paga? Há outras boas oportunidades na bolsa. Lógico, requer esforço de pesquisa e tempo/energia para analisar as alternativas. Mas lembre-se que NO PAIN, NO GAIN!!!

Claro que tudo é cíclico e, possivelmente, ela voltará a dar algumas alegrias, mas já subiu muito desde o final do ano passado e o preço do petróleo caiu muito. Enfim, são ponderações que são tão válidas quanto as de qualquer outro mortal, mas fica o registro: "Não aja por impulso ao ver uma ação cair, e achar que ela vai voltar rapidamente, o preço do seu engano será sentido no seu bolso!".


Acima o gráfico da PETR4 para ilustrar. (CLIQUE NA FIGURA PARA VISUALIZAR MELHOR)

Nenhum comentário: