Os números positivos de vendas no varejo nos EUA, impulsionados pelo movimento da grande liquidação da sexta-feira ("Black Friday"), ficaram em segundo plano com as notícias sobre as dificuldades de grandes bancos com os títulos hipotecários americanos.
O Ibovespa começou o dia em alta, mas logo fraquejou e entrou no campo negativo. Nos últimos 15 minutos de pregão, as perdas se acentuaram e o índice fechou em queda de 3,12% em 59.059 pontos.
Nenhum dos 63 papéis do Ibovespa fecharam no azul.
Os investidores hoje (26/11/07) ficaram ainda mais preocupados com a notícia de que a regional do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Nova York irá emprestar recursos de curto prazo aos bancos. A interpretação de muitos é de que esse foi um mau sinal para a economia dos EUA, uma vez que o próprio Fed já estaria antecipando que haverá uma restrição de crédito ainda maior no fim do ano. Isso pode estar colaborando para que os investidores, prevendo dias piores, estejam vendendo seus ativos a fim de passar a virada do ano com dinheiro em caixa, e evitar maiores prejuízos.
Antes, porém, do mau humor tomar todo o mercado, as ações da Vale do Rio Doce estavam entre as maiores altas, para depois caírem 2,83% (as PNA). Os investidores se animaram após o presidente, Roger Agnelli, afirmar que a companhia está negociando a montagem de uma nova siderúrgica no Brasil com investimentos de US$ 4 bilhões e capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de aço. Agnelli também descartou os rumores de que a empresa teria interesse em comprar a mineradora Rio Tinto. Isso também é positivo, uma vez que significa que a empresa não irá se endividar mais em busca de grandes aquisições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário