quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Só Yoda explica o que houve com a BM&F: A maldição do Vencedor

Prezados,

Em finanças há um conceito denominado, em inglês, winner´s curse, ou seja, a maldição do vencedor.

Para ilustrar, vou contar a seguinte história de 2 investidores.

Sr. Tubarão sabe com exatidão quanto vale a Bonanza Corporation no momento em que suas ações serão lançadas. Ele está confiante que as ações estão subavaliadas.

Mr. Sardinha, por sua vez, sabe apenas que o preço das IPO´s recentemente tem subido muito, e decide entrar na IPO da Bonanza.

Conseguirá Mr. Sardinha ter o retorno desejado? A resposta é muito provavelmente não!! E, pelo menos uma das explicações é o Sr. Tubarão.

Conhecendo bastante sobre a Bonanza, Sr. Tubarão investe todo seu dinheiro nesta IPO. Portanto, quando a há um excesso de demanda, os agentes de subscrição precisam alocar de alguma maneira as ações entre o Sr. Tubarão e o Sr. Sardinha.

O resultado disto é que o Sr. Sardinha não consegue comprar tantas ações como desejava.

Em resumo, quando um investidor do tipo Sr. Sardinha “vence” e consegue fazer completamente seu investimento planejado, pode ser porque o Sr. Tubarão, com melhor informação, resolveu fugir da emissão. E, provavelmente, o Sr. Sardinha entrou em uma furada.

E, por outro lado, quando o Sr. Tubarão entra pesado, sobram poucas ações para o Sr. Sardinha, que “ganha” mas não como desejava pois, não consegue realizar completamente seu investimento planejado. Aí reside a “maldição”, quando o Sr. Sardinha “ganha”, também “perde”.

Creio que a fábula acima representa bem o que ocorreu com a BM&F, um clássico exemplo da “maldição do vencedor”, que quando “ganha”, na realidade também perde, pois não leva o que queria..... afinal 91 ações a R$ 20 é muito pouco!!!

Como diria o Mestre Yoda: “May the force be with you!” [ Que a força esteja com você!” ]

BON$ INVE$TIMENTO$!!

3 comentários:

Yuppie disse...

Interessante este post.Este é (em parte) o modelo de Rock(86) para expliar a valorização das ações do primeiro dia de negociação.

Segundo o modelo, a valorização no primeiro dia de negociação serve para estimular as "sardinhas" a entrar em IPOs que não são tão cobiçados pelos "tubarões".

Agora, o puzzle do mercado brasileiro é que quanto maior a oferta ( e quanto maior a empresa) maior parece ser a valorização no primeiro dia, o que é exatamente o contrário do que acontece normalmente nos EUA.

Parece que a explicação deve seguir uma linha mais comportamental, como o modelos de cascatas de informação de Welch(92)

BUSSOLA DE FINANCAS disse...

Yuppie,
Disse muito bem... Finanças Comportamentais...
Já disseram que o mercado é racional, mas o comportamento das pessoas não obrigatoriamente, fatores como EUFORIA e PAVOR fazem muita diferença...
Muito bom seu comentário,
Obrigado

Sandor Tucakov Caetano disse...

Olá...muito bom o comentário, eu também sou a favor do que vc disse. Estava muito claro que o "sr. tuba", sabendo da demanda, não ia deixar o pequeno investidor receber sua fatia do bolo.

Tem um comentário, mais ou menos na mesma linha neste blog aqui:

http://giuocopiano.blogspot.com/2007/11/bolsa-de-mercadorias-e-futuros-bmf-91.html