sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

PERFIL DE INVESTIDOR OU DE INVESTIMENTO?

Finanças e Comportamento.. Tudo a ver... Afinal de contas, economica é uma ciência social, não podemos esquecer, não é mesmo?

E, como o "must" do momento é BF (rss.. não... não é o Blog Bússola de Finanças.. trata-se de Behavioral Finance ou Finanças Comportamentais), não poderia deixar passar em brancas nuvens a oportunidade de fazer menção ao belo texto publicado 30/11/06 no Jornal Valor, pelo brilhante Prof. Dr. William Eid Junior (FGV-SP), o qual conheço por meio de suas valiosas contribuições acadêmicas.


Isto posto, quero resgatar um conceito de RH, tido como clássico, que todos os que estudam Administração aprendem (ou deveriam ao menos). Trata-se da Pirâmide de Maslow, onde ele elenca nossas necessidades, desde as mais rudimentares e básicas como alimentação, segurança, até as mais elaboradas como necessidade de aceitação.


De certo modo, Finanças segue este conceito, e o texto do Professor Dr. William aborda esta idéia, aclarando a questão ao indagar: "o apropriado é se falar sobre perfil de investidor ou de investimento?".


E porquê desta pergunta? Muito simples, nós seres humanos variamos nossas atitudes em função do contexto associado, ou seja, se desejamos cuidar de nossa aposentadoria a tendência natural é sermos mais conservadores aos 50 anos do que aos 25, por exemplo. Por outro lado, se vamos aplicar uma sobra de caixa, aquele dinheiro que sobrou, poderemos estar mais dispostos a correr riscos e nos aventurar na bolsa de valores, por exemplo. Portanto, esta percepção intuitiva corrobora a noção de que não é apropriado falar em Perfil de Investidor e sim Perfil de Investimento, em função do objetivo e prazo de tempo associados ao mesmo.


É um assunto que me fascina e poderia escrever muito, o que certamente iria fastidiá-lo.


Contudo, em respeito a você, fiz este breve apanhado de idéais, a fim de suscitar a sua reflexão e atenção sobre o assunto.


Logo, daqui para frente ao verificar alguém fazer um questionamento sobre seu Perfil de Investidor, retruque... "perdão, você quis dizer perfil de investimento, certo?".


BON$ INVE$TIMENTO$

2 comentários:

Seagull disse...

E quanto aos perfis.. de certa forma faz sentido. Um mesmo investidor moderado pode assumir um comportamento mais agressivo em determinadas aplicações.

Mas o conjunto dos seus investimentos vai definir o seu perfil. E quando vamos dar assessoramento a um cliente, temos que olhar o seu portfolio como um todo! ;-)

BUSSOLA DE FINANCAS disse...

Seagull:

O conjunto da obra é sempre algo a se ter me conta, mas os detalhes de cada contexto são importantes.... Afinal estatística é como obra de arte, cada vê o que quer... ;-)

Abs