quarta-feira, 30 de abril de 2008

Já ouviu falar em OBV? Não?? Sem problemas, saiba agora do que se trata....

Prezados,

Muitos que começaram a operar ações se depararam com uma sopa de letrinhas típica do mercado, IFR, TH, e por aí vai...

OBV nada mais é do que a abreviação de On Balance Volume, que é um indicador baseado na acumulação do Volume em Quantidade de Papel.

O cálculo deste indicador é bem simples, se a variação do período é positiva o OBV soma o volume do período ao total, se a variação for negativa o OBV diminui o volume do período do total e se a variação for igual a zero o OBV não muda.

Para que serve?
Como este indicador é uma medida de volume, quando ele sobe podemos dizer que os compradores estão mais fortes, por isso há a tendência de o preço continuar subindo, já quando ele cai os vendedores estão mais fortes, por isso há a tendência de queda no preço.

Como usar o OBV?
Para captar estas tendências de forma simples, uma das técnicas é aplicar o conceito de Suporte e Resistência, para o gráfico deste indicador. Como resultado, teremos linhas de tendência de alta do OBV que, se rompidas para baixo, darão um sinal de venda e teremos linhas de tendência de baixa que, quando rompidas para cima, darão um sinal de compra.


Este é um conceito surpreendentemente simples e muito eficaz. O gráfico anexo indica um exemplo de análise.


No exemplo dado vemos que quando a primeira linha de suporte verde traçada no OBV é perdida no Ponto 1, os preços que já apresentavam uma pequena queda confirmaram este movimento, portanto este foi um Sinal de Venda.

O oposto pode ser notado no Ponto 2, onde uma linha de resistência vermelha matém a tendência até ser perdida e mostrar um Sinal de Compra.

Há ainda uma terceira reta, na cor verde, que dá a sustentação atual dos preços e que, quando perdida, dará um Sinal de Venda, informando que esta tendência de alta está prestes a encerrar.

DICAS MACETOSAS!
Recomendo a todos que comecem a notar mais os volumes e o OBV como forma de confirmar as suas compras ou vendas. Como exercício, olhe as suas operações feitas no passado e verfique se o OBV confirmava ou não o que foi feito e surpreenda-se com os resultados!

BON$ INVE$TIMENTO$!

2 comentários:

carlitos disse...

Esse gráfico da petr4 é inconfundível! Obeigado pela dica, forte abraço!

BUSSOLA DE FINANCAS disse...

Olá, Carlitos.
Obrigado pela visita!
Abs