segunda-feira, 30 de março de 2009

RESUMO DA ÓPERA PARA INICIANTES & RECORDATÓRIO PARA VETERANOS

Prezados,

Todos nós, de uma forma ou de outra, recordaremos mais de 2008 do que gostaríamos, afinal a BOLHA IMOBILIARIA estourou!

Portanto, é bom ter em conta que passado este período, devemos manter os olhos bem abertos, pois:

1. A VIDA & A ECONOMIA SÃO FEITAS DE CICLOS – As fases da lua, as marés, as estações do ano, a noite e o dia: a mãe natureza insiste em manter ciclos. E os homens também. Nas épocas de fartura tendemos a nos esquecer que tempos difíceis nos aguardam. Nas fases de crise, exageramos no pessimismo. Ganha mais quem percebe os excessos e se distancia das massas. Perde menos quem mantém o equilíbrio e a coerência no longo prazo.

2. USAR O DINHEIRO DOS OUTROS É PERIGOSO
– Gastar mais do que se ganha é uma delícia quando se tem crédito disponível. Mas é dinheiro dos outros. Um dia eles podem não renovar seu crédito, e você vai entrar em pânico. Não fique refém de dívidas. Só faça empréstimos se você realmente tiver condições de pagá-los. Não especule com o dinheiro dos outros acreditando piamente que dias melhores virão – eles podem se atrasar.

3. CONFIE DESCONFIANDO E VICE-VERSA – Delegar a terceiros a responsabilidade de administrar seu dinheiro pode lhe trazer grandes dissabores. Essas pessoas talvez até tenham bastante conhecimento técnico, mas conflitos de interesses são freqüentes e costumam superar a razão de muitos profissionais. Fique atento e busque identificar administradores idôneos. Diversifique suas fontes de informações. Nunca acredite 100% em um profissional apenas.

4. NA ECONOMIA NÃO EXISTE VODU, NEM MILAGRE! Cuidado para não ser o trouxa nesse enredo! Não se iluda com ganhos fáceis e ininteligíveis, porque geralmente são as bases de uma pirâmide financeira. Nos Estados Unidos, Maddoff e Stanford enganaram muitos milionários que se julgavam superiores.

5. BUSQUE A SIMPLICIDADEInvista só no que você realmente entende. Leia as instruções, confira os históricos, prefira investimentos tradicionais e transparentes. ESTUDE! Quem vende caixas-pretas costuma expor seus clientes a grandes riscos.

6. BOLHAS ESTOURAM – Quando os preços fogem muito de suas médias históricas, é hora de sair e apreciar o movimento dos ingênuos de última hora. Eles vão acabar pagando a conta.

7. QUEM TEM CAIXA É REI – Durante crises, cortar despesas não essenciais e manter dinheiro em aplicações de renda fixa é essencial para preservar sua saúde financeira.

8. NÃO TENTE ADIVINHAR ONDE É O FUNDO DO POÇO – Errar custa caro no mundo da especulação. Melhor voltar a investir lentamente, em doses homeopáticas

9. SE OS EUA VÃO MAL, NÃO FICAREMOS IMUNES! – A freada da maior locomotiva do mundo vai gerar efeito em todos os vagões. O Brasil não está tão mal, mas também vai se machucar

10. QUEM RI POR ÚLTIMO NÃO ENTENDEU NADA! – No mercado financeiro, quem chega no final da festa aproveita pouco e geralmente paga a conta. Melhor acompanhar o início dos ciclos e tentar sair antes do fim. Quem começou a investir em ações só em 2007 ou em 2008 hoje está muito triste. Mas não adianta desanimar. Encare essas perdas como uma dolorosa aprendizagem.

11. O PRIMEIRO PASSO PARA GANHAR É PARAR DE PERDER!
- Diversificar não é a melhor maneira de ficar rico, mas é uma boa forma de não ficar pobre – Quem investiu a maior parte do patrimônio em ações perdeu demais. Manter uma boa parcela dele em renda fixa não rende tanto nos momentos de euforia, mas é a única maneira de comprar barato nos momentos de crise. E de dormir bem à noite.



Nenhum comentário: