segunda-feira, 2 de março de 2009

FRASE DO DIA

Prezados,

De Karl Marx para os dias atuais...

" Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado "

Karl Marx, Das Kapital, 1867

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezados amigos do Bússola de Finanças,

Sempre acesso este blog e após verificar a frase do dia, na qual, supostamente seria de Karl Marx, eu observei um equívoco. A citação é falsa, pois em nenhum momento do livro "O capital" Marx faz esta afirmação. A afirmação veio de um jornal satírico norte-americano e se propagou pela internet.

Inclusive esta mesma frase foi utilizada equivocadamente por Cayo Laro, líder da Esquerda Unida da Espanha na reunião do seu Conselho Político. Inclusive este acontecimento foi noticiado no jornal El País de 22 de fevereiro passado com o título "Marx não disse isso".

Analisando à lupa "O Capital", encontramos algo parecido: "Num sistema de produção em que todo o processo produtivo se baseia no crédito, quanto este cessa de repente e só se admitem pagamentos a pronto, tem de haver imediatamente uma crise..."

Espero ter contribuído com este blog o qual admiro e sempre me serviu como ferramenta de trabalho.

Atenciosamente,

Djalma da Silva Barros Júnior

Anônimo disse...

Exatamente.

A citação é completamente falsa.

http://business.timesonline.co.uk/tol/business/columnists/article5527135.ece

BUSSOLA DE FINANCAS disse...

Prezados amigos,
agradeço a correção em tempo e forma!
Gde abs

BF