quinta-feira, 12 de março de 2009

Corte de 1,5% na Selic foi como o esperado, mas ainda pairam dúvidas...

Prezados,

Embora o corte de 1,5% na taxa ( passamos a ter a SELIC em 11,25% ao ano e continuamos sendo a maior taxa de juros real do mundo!!!! ) realizado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) tenha sido em linha com o esperado por grande parte dos analistas, as sinalizações da autoridade monetária para as próximas reuniões têm gerado divergências.

Alguns pontos, entretanto, são praticamente consenso. O primeiro é que o aumento da magnitude do corte - em relação ao realizado em janeiro - teve raízes nos indicadores econômicos domésticos divulgados recentemente.

O segundo ponto é que, com a continuidade da deterioração da economia internacional e um cenário doméstico mais difícil, acredito que veremos pelo menos mais uma redução no juro básico brasileiro em abril, em maior ou menor ritmo.

O "X" DA QUESTÃO É....
O motivo para tanta divergência em relação aos próximos passos do Copom é a forma como foi escrito o comunicado divulgado ontem, dia 11/03/09. O texto traz mudanças importantes em relação ao comunicado de janeiro, levando a interpretações diferentes.

TEXTO DO COMUNICADO DO COPOM EM 11/03/09
"Avaliando o cenário macroeconômico, o Copom decidiu, neste momento, reduzir a taxa Selic para 11,25% a.a., sem viés, por unanimidade.

O Comitê acompanhará a evolução da trajetória prospectiva para a inflação até a sua próxima reunião, levando em conta a magnitude e a rapidez do ajuste da taxa básica de juro já implementado e seus efeitos cumulativos, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."

Mais detalhes e pormenores poderão ser obtidos por meio da ata da reunião de ontem, que será divulgada no dia 19 de março.

PROXIMOS CAPÍTULOS...
A próxima reunião do Copom será em 28 e 29 de abril.

Até lá, o BACEN acompanhará a evolução do ânimo do mercado para decidir o que fazer...

Nenhum comentário: