sexta-feira, 30 de outubro de 2009

À LA ROBERTO CARLOS: SAO TANTAS EMOCOES...

PessoALL,

Nesta semana, em um misto de influências positivas e negativas, e ainda com a instabilidade causada pelo anúncio do IOF na semana passada, a Bolsa seguiu bastante volátil, apesar do bom fundamento da economia e das empresas terem apresentado, em geral, resultados positivos. 

Na quarta-feira, o BC divulgou o fluxo efetivo de dólar da semana do anúncio do IOF e, apesar da redução dos volumes de entrada e de saída, o fluxo na semana foi positivo, não tendo ocorrido a temida saída em massa de capital estrangeiro, indicando que o aumento do IOF poderia ter um efeito secundário de retenção do capital já internado. Nesse sentido, também é oportuno destacar que a confiança do investidor internacional no desempenho das empresas brasileiras não deteriorou e, conforme esperado, o fluxo em ADRs aumentou em detrimento do fluxo na Bovespa. 

O destaque positivo da semana foi o PIB americano que veio acima das expectativas levando ao movimento fortemente positivo em todas as Bolsas na quinta-feira. Mas os temores com relação à recuperação econômica continuam e o movimento negativo das Bolsas, hoje mostra este viés de baixa nas reações dos investidores quanto às noticias, hoje muito influenciadas pelas incertezas quanto à saúde financeiras dos bancos. Portanto, a expectativa é que a volatilidade continue forte tanto nos mercados internacionais quanto no Brasil. 

E AGORA JOSE?
O Ibovespa ,após perder o suporte em 64.075 ficou  em tendência indefinida no curto prazo, abrindo espaço para uma correção maior. No momento segue rumo ao suporte 59.700. 

O índice bovespa encontra resistência em 67.529 que, se romper, retomará a tendência de alta. 

Nenhum comentário: