segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SALVARAM-SE POUCOS EM 2008

Prezados,

Em um ano como 2008, a volatilidade marcou forte presença, o que provavelmente assustou aos novatos, pois o Índice Bovespa flutuou entre 73.920 e 26.435 pontos.

Portanto, encontrar um fundo de ações que tenha fechado no azul é quase missão impossível.

Mas, remexendo em um universo de 1.060 fundos, podemos ver que ao menos dois fecharam com ganhos.


OS GANHADORES

O Nossa Caixa é formado apenas por ações da própria instituição, que subiram este ano graças ao anúncio da compra pelo Banco do Brasil.


E o Polo Fia, da Polo Capital, é um fundo mais sofisticado, meio fundo hedge, com muitas operações de arbitragem e estratégias que vão além da compra e venda de ações apenas.


OS MENORES E MAIORES PERDEDORES

Os menos infelizes foram alguns fundos de dividendos ou de setores defensivos, como energia, telecom e bancos.


Entre os que mais perderam, o destaque fica com o fundo alavancado GWI, que acumulava queda de 98% no ano até dia 18, um resultado coerente com sua estratégia, de ampliar os efeitos da tendência dos papéis.


Alavancagem foi também o que fez o fundo Santander Vale Mais, da Santander Asset Management, perder 60,89%, mais que os 51% da média dos fundos de ações da mineradora. A carteira podia ter exposição de 120% em Vale. Os fundos Petrobras perdem, na média, 46% no ano até dia 18.


Outra estratégia bastante afetada foi a setorial de construção civil. O segmento passou de vedete da bolsa em 2007 para o que mais perdeu este ano. As estratégias envolvendo ações de menor valor de mercado, ou "small caps" - onde também há um grande número de empresas de construção -, também foram bastante prejudicadas pela crise. Nessa lista, entram também o Geração FIA, do banco Geração Futuro, e o Fama Challenger, da Fama Investimentos.


PORÉM.. NO LONGO PRAZO...

A crise deste ano não foi capaz, porém, de tirar o brilho das carteiras dos últimos cinco anos. Observando os fundos de ações a partir de 31 de dezembro de 2003 - depois do ajuste à forte queda ocorrida em 2002 durante a campanha presidencial -, há várias carteiras bem acima do Ibovespa.


RECEITA PARA 2009: CAUTELA E CANJA DE GALINHA

Apesar de alguns terem lampejos de otimismo, considero oportuno priorizar os chamados setores defensivos, que não dependem tanto do cenário econômico local ou internacional, leia-se: ENERGIA, TELECOM FIXA, BANCOS.


Porém, não se pode deixar de ter em conta que parte substancial da bolsa, porém, vai sofrer, pois é ligada a commodities e, para elas, o cenário não é dos mais auspiciosos pelas dificuldades esperadas para as economias internacionais.


BON$ INVE$TIMENTO$ & FELIZ 2009 !!!!!





Nenhum comentário: