terça-feira, 5 de agosto de 2008

A QUEDA DA BOLSA

Prezados,

Abaixo reproduzo o texto interessante, que saiu hoje no Jornal O GLOBO, escrito por Ilan Goldfajn (ex-diretor do BACEN e atualmente sócio da Ciano Investimentos)....

A queda da bolsa
O investidor sofre com os altos e baixos da bolsa de valores. Na realidade gosta dos altos, sofre mesmo é com os baixos. O problema é que os baixos estão dominando nos últimos meses. O índice da Bolsa de Valores (Ibovespa) já caiu mais de 20% desde que atingiu o seu auge em meados de maio, quando o Brasil recebeu o grau de investimento das agências de classificação de risco. No acumulado do ano a queda é de 12%.

Outras bolsas caíram ainda mais. A da Índia caiu 28%, China, 48%, e a da Rússia, 17%. Nos países desenvolvidos, a queda foi de 21% na Alemanha, quase 15% nos EUA (S&P), 35% na França, e, na Inglaterra, 17%.

O que está acontecendo?
É pura volatilidade dos mercados ou um sinal relevante de preocupação pelo que vem pela frente no mundo? Por algum tempo, acreditava-se que haveria uma saída benigna para a crise americana. A economia americana não sofreria tanto e as economias emergentes efetivamente se descolariam dos problemas nos EUA. E, por enquanto, os dados econômicos ainda são bons: a economia dos EUA cresceu 1,9%, no último trimestre, e as economias emergentes crescem ainda num ritmo forte. Mas cresce a percepção que chegamos ao final do ciclo de prosperidade dos últimos anos. Numa recente entrevista, o ex-presidente do Fed (Banco Central dos EUA), Alan Greenspan, após passar 20 anos no cargo, e conhecido pela sua capacidade de analisar os dados econômicos, afirmou que os EUA estão à beira de uma recessão, e que os problemas imobiliários estão longe de serem resolvidos. Descreveu a crise financeira atual como algo que acontece apenas uma vez em cada cem anos.

Não há consenso sobre o que aflige o mundo.
Alguns acreditam que o mundo está crescendo rápido demais, já que a oferta de matéria-prima não consegue acompanhar esse ritmo, o que eleva os seus preços, em especial o petróleo, e gera inflação no mundo. O economista Ken Rogoff, professor de Harvard, num artigo no Financial Times, recomenda aos países desacelerarem as suas economias para evitar o pior. Isto significa apertar a política monetária (subindo os juros), nas economias emergentes, e que os países industriais (leia-se EUA) parem de estimular a sua economia com pacotes econômicos, que só vão adiar a solução final: o mundo precisa de uma desaceleração pronunciada.

Outros, como o economista Paul Krugman, professor de Princeton e colunista do The New York Times, acreditam que o risco é de uma recessão global, e que os EUA estão certos em tentar evitar o pior baixando os juros e segurando a economia com pacotes fiscais que estimulam o consumo. Somando as preocupações, teríamos, de um lado, a crise financeira nos EUA levando a uma recessão e desaquecimento global. De outro, o excesso de demanda, continuando a elevar o preço das commodities e provocando inflação no mundo.

Acho difícil acreditar que estamos fadados simultaneamente a uma inflação galopante no mundo e a um desaquecimento global de magnitude não vista anteriormente. Num cenário, a aceleração da inflação levaria os bancos centrais a apertar a taxa de juros, para, só depois de alguns meses, levar a uma desaceleração.

Alternativamente, poderia ocorrer uma desaceleração imediata, levando à queda dos preços das commodities, o que ajudaria no combate à inflação. Não haveria estagflação no mundo. Ou bem a inflação é um problema que será combatido pelos bancos centrais, o que levaria a uma estagnação depois de alguns meses (dadas as defasagens normais da ação dos bancos centrais), ou a estagnação chegou mais cedo, exercendo pressão baixista sobre os preços, e a inflação não será um problema tão grave no mundo.

De qualquer forma, ambas as visões antevêem o fim do ciclo de prosperidade dos últimos anos. O fim do ciclo não é equivalente ao fim do processo. Após uma desaceleração cíclica, espera-se que os fatores estruturais continuem a impulsionar a economia mundial. Há ganhos de produtividade que vieram para ficar, como os advindos da internet e da informatização dos processos, que precisam ainda espalhar-se pelo mundo. A incorporação de centenas de milhões de pessoas na Ásia (China, Índia e outros) à economia mundial deve continuar a impulsioná-la e mudar a face do desenvolvimento mundial.

Um período de retração mundial apenas permitirá uma folga para que a oferta de matérias-primas se recomponha, a reboque dos investimentos que estão fluindo para esses setores.

E qual é a conseqüência desse cenário para o Brasil e para as empresas brasileiras?
Até o momento a economia brasileira foi beneficiada por algumas características específicas da crise - subida dos preços das commodities e juros extremamente baixos nos EUA -, mas isto pode estar mudando. Uma desaceleração global mais pronunciada inevitavelmente reduziria o preço das commodities no mundo, reduziria o valor e o volume de exportações brasileiras e afetaria o crescimento do Brasil.

Todos esses fatores exercem pressão negativa sobre o valor das empresas na bolsa. A queda da bolsa de valores no Brasil está sinalizando que os investidores estão crescentemente preocupados com o cenário de desaceleração global e queda do preço das commodities.

Nesses momentos é bom considerar o médio e longo prazo. O padrão de crescimento global tem favorecido o Brasil, e deve continuar a fazê-lo. Na medida em que há uma tendência, ao que tudo indica irreversível, de incorporação à economia de mercado de contingentes populacionais expressivos na China e Índia, o mundo continuará precisando de alimentos, água, petróleo, energia alternativa, minerais e outras commodities.

Países, como o Brasil, que têm abundância relativa desses fatores podem continuar a beneficiar-se. Basta não desperdiçar esta oportunidade, investindo na infra-estrutura e na educação da sua população.


Um comentário:

Anônimo disse...

vou tira deZ

na escolaa....p