terça-feira, 5 de agosto de 2008

Agosto amargo

Prezados,

Agosto mal começou, mas a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) já conseguiu praticamente dobrar as perdas acumuladas em 2008. Até o fechamento de julho, a queda do Ibovespa - principal índice do mercado brasileiro - havia atingido 6,86%, mas depois de cair mais de 3% nos dois primeiros pregões de agosto as perdas foram ampliadas para 12,96% em 2008 - 6,55% apenas este mês.

Hoje, o principal índice da Bolsa recuou 3,51%. Em pontos, a Bovespa terminou em 55.609,1 pontos, menor nível desde 23 de janeiro. A queda dos metais e do petróleo e a fuga de estrangeiros derrubaram as principais ações domésticas, com as blue chips (ações de maior negociação) e os papéis de primeira linha conduzindo o tombo.

Em Nova York, o Dow Jones teve queda bem menor, de 0,37%. Além dos números ruins sobre a economia norte-americana, o setor financeiro voltou a pesar hoje sobre os índices, depois da quebra do First Priority Bank, da Flórida, fechado na sexta-feira, e da queda do lucro do HSBC.

O petróleo ajudou Wall Street ao cair 2,95%, para US$ 121,41, mas prejudicou as ações da Petrobras, ainda afetadas com as vendas dos investidores estrangeiros. As ações ON da empresa terminaram em -5,13% e as PN, em -4,69%.

Foi Vale, porém, quem roubou a cena do pregão ao derreter mais de 7%. Além do fechamento em baixa dos metais e da fuga de estrangeiros, os investidores têm penalizado os papéis após a oferta de ações, no mês passado, e também em meio às notícias de taxação do setor pelo governo. Meu juízo, entretanto, é de que há exagero na queda.

Amanhã, o principal destaque da agenda é a reunião do Banco Central dos Estados Unidos, que deve manter a taxa de juro em 2% ao ano. A avaliação é de que os investidores já se protegeram do evento no pregão de hoje e, a menos que uma notícia muito ruim esteja no comunicado que traz a taxa de juros, pode haver espaço para compras.

Dólar sobe

A venda de ações por parte de investidores estrangeiros na Bovespa manteve o dólar em alta durante todo o dia, mas reduziu a valorização perto do fechamento. A moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 1,563, em alta de 0,06%.

Nenhum comentário: