sexta-feira, 13 de julho de 2007

SE VC AINDA INVESTE EM CDB´S.. É BOM REPENSAR SUA ESTRATÉGIA....

Os juros menores não diminuem apenas a rentabilidade de fundos mais conservadores, como os DI, mas também dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

ALGUNS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA ESSA APLICAÇÃO MENOR EM CDBS NO SEMESTRE.
O primeiro está na menor atratividade desses títulos ante a caderneta de poupança para os investidores com menos recursos.

Muitos bancos também estão com um esforço menor de venda de CDBs, privilegiando a caderneta diante do aquecimento do crédito imobiliário, e parte do dinheiro da poupança é destinado ao financiamento habitacional.

O terceiro fator está na saída dos investidores de fundos DI, que além de títulos públicos também podem aplicar parte da carteira em CDBs. Os investidores institucionais também estão buscando outras formas de investimento mais rentáveis.

E NO FINAL DAS CONTAS, COMPENSA?
No caso do investidor com menos recursos, com a taxa de juro em 12% ao ano e em queda, é bom fazer direitinho as contas. O cliente com poucos recursos, por exemplo, procura um banco e, para um prazo de 30 dias, consegue um CDB que paga 0,85% ao mês. O problema é que, na hora de resgatar, terá de pagar 22,5% de imposto de renda, o que reduz o ganho para 0,70%.

No final, o retorno é mais ou menos o mesmo da caderneta de poupança, que não paga IR. Sem contar que muitos bancos devolvem a CPMF para aplicações longas na poupança. Os dados do BC comprovam a atratividade da caderneta de poupança, pois ela registrou captação recorde no semestre, de R$ 8,77 bilhões, a maior desde 1995.

OU SEJA
Mesmo os investidores institucionais, tradicionais compradores de CDBs, estão aplicando também em papéis de maior risco para obter retornos diferenciados.

Nenhum comentário: