segunda-feira, 21 de maio de 2007

Importante mas NÃO suficiente!

Caríssimos,

A grande vedete hoje não é nenhuma estrela da TV Globo, mas sim a BOVESPA!

É impressionante a quantidade de notícias a respeito da Bolsa nestes últimos dias. O que isto quer dizer?
Quer dizer que é bom, mas também serve de alerta, pois como já disse [ e naturalmente há controvérsias ], e os sábios também sempre dizem: "canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém!". Ou seja, não se empolgue d+!!!!


Há uma certa expectativa de que o Brasil possa obter o almejado selo de grau de investimento mais rápido do que se esperava. Esse sentimento ganhou força nas duas últimas semanas, com a melhora da nota do país por duas agências - Fitch Ratings e Standard and Poor's (S&P). Um estudo feito pela MCM Consultores Associados com cinco países que se tornaram grau de investimento nos últimos anos - México, Rússia, Romênia, Bulgária e África do Sul - revela que os mercados antecipam a boa notícia, se valorizando até dois anos antes. Já depois da promoção, o estudo mostra que não há garantias de que as bolsas continuarão em alta.

Tudo depende se o país está fazendo a lição de casa, para o futuro da economia ser ainda melhor, além da situação econômica internacional.
Em outras palavras, para o investidor que pretende ter ganhos com a possibilidade do Brasil tornar-se grau de investimento, é melhor se apressar para tirar essa vantagem enquanto isso não acontece.

O comportamento da Bovespa na semana passada comprova que o Brasil não foge à regra. Na quarta-feira, quando a S&P elevou a nota de longo prazo em moeda estrangeira para "BB+", apenas uma abaixo do grau de investimento, o Índice Bovespa fechou a 51.737 pontos, novo recorde. Não bastando, na sexta, ultrapassou os 52 mil pontos, fechando em 52.077 pontos e desbancando a marca histórica de dois dias antes.


O México é o melhor exemplo de que um país não consegue viver apenas da fama de ser grau de investimento e que o bom desempenho do seu mercado pode ser prejudicado por fatores internacionais
. O país ganhou selo de lugar seguro para investir em março de 2000 e o índice da bolsa mexicana subiu nos quatro períodos antes da promoção (3,6, 12 e 24 meses) e caiu nos quatro após o fato. Para se ter idéia, seis meses antes, o índice subiu 119%, em termos anualizados, enquanto que seis meses depois caiu 28,2%.


Já no caso da Rússia, a bolsa continuou subindo mesmo depois, graças à grande valorização da bolsa americana no período e ao petróleo.


Enfim, é cada vez mais importante ficar atento ao contexto, pois podemos continuar subindo [ adoraria isto como toda a torcida do flamengo também!!! ], mas o provável [ e não pretendo ser taxativo nem preditivo ] é que alguma correção ocorra!


BON$ INVE$TIMENTO$

Nenhum comentário: