sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O MEDO AINDA ESPREITA O MERCADO!

Prezados,

As perdas dos últimos dias foram suficientes para deixar os nervos de investidores novamente à flor da pele.

Em apenas uma sessão (terça-feira desta semana), o Ibovespa registrou perdas de 4,7% e todo o filme da crise passou pelas mentes dos investidores - o suficiente para abalar o mínimo de confiança reconquistada desde o final de dezembro passado.

Para muitos, apenas o reflexo das muitas incertezas que sondam a economia global - mais especificamente sobre os bancos, que centralizam os holofotes e manchetes desde o início da crise. Desfeitas as esperanças postas sobre os pacotes de salvação governamental, a desconfiança volta à cena.

Brasil em foco
Entrelaçado aos mercados globais, o Brasil não escapa dos dissabores provenientes da Europa e Wall Street, mesmo possuindo fundamentos mais sólidos e com a percepção de muitos investidores globais admitindo o Brasil como uma boa opção, ainda não há um movimento importante de volta às compras.

O que se escuta a todo o momento por onde passo é que todos estão à espera do final do 1º Trimestre de 2009 para melhorar quantificar o tamanho do buraco, só para se ter uma idéia há muitas empresas que ainda não fecharam seu orçamento para este ano, e já estamos praticamente em março!!!

O Pânico passou?
Muitos ainda receiam que os picos de nervosismo atingidos entre outubro e dezembro do ano passado retornem.

O que fazer
Como de praxe, diversificar e assumir risco de forma prudente. Afinal que se atreve a dizer que já saímos do olho do furacão:

Nenhum comentário: