quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

NOVA OFERTA DE ACÕES APÓS MAIS DE 6 MESES SERÁ DA REDECARD!

Prezados,

A Redecard fará a sua 3ª oferta pública de ações desde que abriu o capital, em 2007.

A oferta será secundária, ou seja, de ações já existentes. O acionista vendedor será o Citibank, que possui 17% dos papéis e faz parte do bloco de controle da empresa juntamente com o Itaú Unibanco.

O QUE REPRESENTA ESTA OFERTA DA REDECARD?
Provavelmente, o aumento da oferta de papéis pode não ser acompanhado por uma maior demanda - causando a desvalorização das ações.

A oferta da Redecard pode ser encarada também como um teste para o próprio mercado de capitais brasileiro, bastante castigado pelo aumento mundial da aversão ao risco.

Desde julho de 2008, quando a Vale fez uma oferta de 19 bilhões de reais, não houve mais nenhuma oferta pública de ações na Bovespa.

No fato relevante divulgado, a Redecard não informou se todas as mais de 110 milhões de ações do Citi serão vendidas ao mercado ou se apenas parte dos papéis serão ofertados. Se o Citi vender tudo, a oferta pode alcançar cerca de 2,5 bilhões de reais - um valor bastante expressivo para o mercado brasileiro numa conjuntura como a atual.

Além da oferta de abertura de capital, o Citibank já fez no ano passado uma oferta de ações secundárias da Redecard. Assim como acontece agora, o banco, que enfrenta sérias dificuldades nos Estados Unidos, enxerga na Redecard uma forma de levantar capital de forma rápida.

A operação terá como coordenadores os principais sócios da Redecard: Citigroup, Unibanco e Itaú BBA. As ações da empresa serão vendidas no Brasil e no exterior. Além das ações ordinárias que já circulam na Bovespa, investidores institucionais estrangeiros poderão adquirir GDSs (Global Depositary Shares, ou certificados de depósito de ações), que corresponderão, cada uma, a duas ações ordinárias.

Não será realizado nenhum registro da oferta na Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado de capitais dos EUA) nem no mercado de capitais de outros países.


Nenhum comentário: