quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Se tem 4 patas, late e balança o rabo só pode ser cachorro!

Prezados,

Cada vez mais me convenço de que os movimentos de mercado são cíclicos e relativamente previsíveis, basta um pouco de serenidade e tempo para refletir sobre a consistência das ações em vigor no mercado.

Dito em outras palavras, se tem 4 patas, late e balança o rabo não pode ser gato (ainda que muitos analistas de investimento assim o digam), naturalmente é cachorro!

Isto vale com perfeição para o momento presente, por uma série de razões:

1) Desde novembro do ano passado, estava "na cara" (pelo menos ao meu ver) que o petróleo iria romper a barreira psicológica dos US$ 100/barril, era uma questão de tempo. Equivoquei-me apenas no "timing", pois imaginei que seria antes.... (vide postagem de 04/11/07)

2) A fusão da Bovespa com a BM&F era líquida e certa, inclusive saíram várias notícias nos jornais divulgando o interesse nesta operação;

3) Os megacampos de Tupy e Júpiter da Petrobras são a "ponta do iceberg", muito ainda está por vir, basta ter calma e esperar que o anúncio deverá ser feito pelo governo, no momento político mais oportuno;

4) O apetite da China ainda é insaciável, e naturalmente a Vale não ia deixar de se beneficiar disso, dito e feito, reajustou com força o preço dos minérios!

5) O FED (Banco Central Americano) não iria deixar de usar seu principal instrumento de poder, isto é, baixar as taxas de juros para dar um "gás adicional" nos agentes econômicos, já se fala inclusive em nova redução;

6) Os Fundamentos da economia brasileira estão bem mais sólidos, e o "investment grade" é uma questão de tempo, muitos voltaram a considerar 2008 como uma possibilidade, outros entendem que em 2009 é mais provável. Não importa o tempo neste caso, e sim a "expectativa positiva" para sua obtenção.

Por essa e outras meus amigos, aos mais serenos e calmos o mês de janeiro trouxe boas oportunidades de compra, naturalmente a volatilidade é um tempero adicional em momentos de acomodação de expectativas, mas o princípio básico é a relação risco x retorno, não é mesmo?

BON$ INVE$TIMENTO$

Nenhum comentário: