terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mega-IPO da Visa nos EUA favorece oferta da Visanet no Brasil e ações da Redecard

Prezados,


Percebo que muitos já se aninam novamente a voltar à Bolsa, afinal há muitas opiniões contraditórias sobre a crise de crédito nos EUA, e alguns já dizem que o "monstro" é menor do que se imaginava, ou que, ao menos os emergentes seriam muito menos afetados do que no passado.

E no esteio desta expectativa, a
Visa, maior empresa de cartões de crédito do mundo, anunciou que planeja levantar até 17 bilhões de dólares com a oferta nos EUA de mais de 400 milhões de ações.

No Brasil, o processamento das transações dos cartões de bandeira Visa cabe à Visanet,
uma empresa de capital fechado controlada por um grupo de bancos brasileiros que inclui o Bradesco (40% do capital), o Banco do Brasil (31%) e o Real (14%).

A Visanet presta serviços a dezenas de instituições financeiras e interliga mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais brasileiros processando transações de cartões de crédito, débito e vales.

Há algum tempo já se especula no mercado sobre o IPO da Visanet.


No ano passado,
a maior concorrente da Visanet no Brasil, a Redecard, realizou uma bem-sucedida oferta inicial de ações, que levantou 4,6 bilhões de reais.

Não por acaso, meus caríssimos leitores, os controladores da Redecard (Unibanco, Itaú e Citigroup) já informaram que planejam fazer uma nova oferta de ações neste ano. Afinal de contas, ninguém quer perder a “boquinha”.....


E o que tende a acontecer?
Bom, não por acaso as ações da Redecard (RDCD3) voltaram a subir, afinal elas tendem a se beneficiar também do apetite dos investidores. E cá entre nós, o famoso “dinheiro de plástico” ano após ano bate recordes de emissões e volume de negociação.

Não menos beneficiadas serão, ao meu ver, as ações dos bancos controladores da Redecard, com especial atenção para os da VisaNet, ou seja, Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3).

Vale dizer que hoje, ao anunciar um lucro menor em seu balanço, o Banco do Brasil (BBAS3) foi “castigado” pelo mercado, com um recuo no valor de suas ações, o que representa mais uma oportunidade de compra, pois além de deter 31% da VisaNet, acabou de anunciar sua expansão o mercado de varejo nos EUA, e tem feito um redimensionamento de suas despesas, em especial, as de pessoal.

BON$ INVE$TIMENTO$!

Nenhum comentário: