terça-feira, 18 de setembro de 2007

Itaú perderá o 2o lugar?

O banco espanhol Santander e seus parceiros Royal Bank of Scotland (RBS) e Fortis esperam arrematar o holandês ABN Amro em 20 dias, comentou ontem o presidente da instituição espanhola, Emilio Botín.

A declaração foi feita durante encontro de empresários espanhóis com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em visita oficial à Espanha nesta segunda-feira.

O consórcio composto pelo RBS, Fortis e Santander ofereceu mais de 70 bilhões de euros pelo ABN em ações e dinheiro. O britânico Barclays, também interessado no banco holandês, propôs mais de 60 bilhões de euros para ter o ABN, que, no Brasil, é dono do Banco Real.

O que pode ocorrer?
Bom, se isto de fato se concretizar o Santander ao juntar seus ativos com o ABN Amro, que no Brasil controla o Banco Real passará a ocupar a 2a. posição em total de ativos no país, perdendo apenas para o Bradesco.

Isto poderá gerar uma nova onda de fusões e aquisições, pois é pouco provável que Bradesco e, sobretudo, o Itaú fiquem parados.

Vale recordar que recentemente foram feitas IPO`s de Bancos de Médio Porte, como o PINE, o SOFISA, e sem falar no habitualmetne assediado UNIBANCO.

A probabilidade de se verificar a compra de instituições bancárias no caso da concretização desta operação não é remota, diria até provável, o que poderia trazer aos detentores de ações destas instituições um "prêmio" adicional, valorizando as mesmas.

Enfim, são suposições, mas que possuem um contexto interessante, onde o mais importante para o investidor é procurar saber analisar a relação causa x efeito, e se antecipar, sempre que possível, para obter maiores benefícios.

BON$ INVE$TIMENTO$

Nenhum comentário: