sexta-feira, 5 de março de 2010

Semana volátil para as bolsas



PessoALL,

A primeira semana "oficial" (pós-carnaval) começou animada com notícias sobre um possível pacote de ajuda à Grécia de € 30 bilhões e com a divulgação de indicadores antecedentes de atividade melhores, tanto na Europa quanto na China.

No entanto, ao longo da semana, divergências no bloco Europeu minaram parte do bom humor de mercado que apenas foi restabelecido após a confirmação de que o governo grego conseguiu, com sucesso, emitir títulos com 10 anos de prazo, a uma taxa ligeiramente superior aos títulos atualmente disponíveis no mercado e com uma demanda pelo leilão três vezes superior à oferta.

Nesta sexta-feira, foi o tão aguardado relatório sobre o mercado de trabalho norte-americano que conseguiu de fato restabelecer a tendência positiva para os mercados. Segundo o relatório de fevereiro, houve 36 mil demissões líquidas no mês, valor bem superior à mediana das expectativas de mercado que estavam em queda de 70 mil. A taxa de desemprego, apesar de ter ficado estável em 9,7%, não se elevou como o esperado pelo mercado. Nesse sentido, os dados corroboram uma recuperação da economia norte-americana, mesmo que em ritmo lento. Isso traz a sensação de que podemos ter juros baixos por um tempo maior. O que é muito bom pra BOVESPA!

No mercado interno, apesar dos dados de desaceleração da inflação, principalmente sobre produtos e serviços básicos, e da sinalização de acomodação da indústria em janeiro, a pesquisa FOCUS indicou a continuidade no aumento das expectativas de inflação para 2010, que agora se encontram perto de 5%, acima do centro da meta do Banco Central de 4,5%. O mercado de juros segue precificando que existe uma probabilidade significativa de aumento da taxa Selic já em março.


O QUE VEM POR AÍ....

A próxima semana traz uma agenda de indicadores econômicos de grande importância, tanto no Brasil como nos Estados Unidos e Europa.

No Brasil, o fato mais esperado é a divulgação do PIB do quarto trimestre, mas ao longo da semana, teremos a divulgação das vendas no varejo, produção industrial regional, IGP-DI de fevereiro e também as primeiras prévias de inflação do mês de março.

Nos EUA, a agenda concentra indicadores de grande relevância para o mercado. Os maiores destaques da semana são os números de vendas a varejo de fevereiro e balança comercial de janeiro. Ainda conta com estoque de empresas, orçamento mensal e a pesquisa de confiança do consumidor de Michigan.

Na Europa, uma agenda de pouco indicadores, mas de grande peso. Os principais destaques  serão as divulgações das produções industriais da França, Alemanha, Reino Unido e a Zona do Euro. E ainda, o relatório mensal do Banco Central Europeu e a pesquisa Sentix de confiança do investidor.

Próximo teste da BOVESPA em 71 mil pontos!


ÍNDICES

IBOV

3,52%

S&P

3,10%

Dow Jones

2,33%

Nasdaq

3,85%

MAIORES ALTAS IBOVESPA

FIBR3

10,23%

BTOW3

8,11%

NETC4

7,79%

VALE3

7,63%

NATU3

7,34%

MAIORES BAIXAS IBOVESPA

TAMM4

-5,49%

CSAN3

-4,97%

LLXL3

-4,30%

GOLL4

-3,46%

LIGT3

-1,88%

 





 


Nenhum comentário: