quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SINAL AMARELO

PessoALL,

A sensação de que o pior da crise já passou é dominante, e, de fato, a recuperação foi muito mais rápida e vigorosa do que se poderia antecipar. No entanto, ainda me parece cedo demais para projetar que a partir de agora tudo já estará resolvido, principalmente nos EUA.

Não por acaso a BOVESPA não consegue superar o patamar dos 58.000 pontos com o vigor que se esperava, até agora pelo menos.

Vale recordar que a mola propulsora do sistema ainda são os EUA, e lá  o mais importante é analisar o comportamento do consumo, que é o principal motor de seu crescimento.

Como observado na última sexta feira, o mercado de trabalho nos EUA, apesar de er reduzido significantemente a velocidade de deterioração, ainda está longe de estar se recuperando. Os dados da folha de pagamentos não-agrícola ainda estão mostrando cortes maciços de postos de trabalho, sem sinais de melhoria no curto prazo.

Grande parte dessa perda de postos de trabalho está concentrada no setor de produção de bens e no setor privado, como esperado. Embora a crise tenha se iniciado no setor imobiliário, em pouco tempo os efeitos foram transmitidos para os diversos setores da economia.

Portanto, a mensagem é não se deixe levar pela EUFORIA, pois pode ser pego no contrapé. Ficar atento ao que se passa lá fora é um bom comportamento, pois assim como a frente fria do sul se move para o sudeste, o que rola no hemisfério norte, em termos de economia, afeta e muito nossa vidinha aqui no sul !

BON$ INVE$TIMENTO$



Nenhum comentário: