quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RESUMO DO DIA 27-08-09

PessoALL,

O Ibovespa não conseguiu acompanhar a alta dos mercados internacionais nesta quinta-feira e fechou a sessão marcando leve queda de 0,11%, a 57.703 pontos. O volume financeiro totalizou R$ 4,99 bilhões. Nos Estados Unidos, após um dia de instabilidade, os índices conseguiram terminar em alta, impulsionados pelo desempenho dos papéis do setor financeiro.

DESTAQUES DO DIA
Mas o destaque ficou por conta da divulgação de números melhores que o esperado do PIB norte americano. No Brasil, a Petrobras confirmou aumento de investimentos na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, construída em sociedade com a estatal venezuelana PDVSA.

Destaque também para o anúncio de que a BM&F Bovespa e a Nasdaq iniciaram discussão sobre uma possível parceria, que abordará a possibilidade de desenvolvimento de um sistema de roteamento de ordens entre as duas bolsas.

Dentre as ações que compõem o Ibovespa, Eletrobrás ON e JBS ON apresentaram as maiores altas do dia, subindo 5,50% e 3,03%, respectivamente. Na ponta oposta, destaque para os papeis da Gafisa ON (-4,01%) e Vivo PN (-2,58%).

Operando no campo positivo durante grande parte do dia, o dólar comercial foi perdendo força no final da sessão, chegando a inverter seu sinal ao longo desta quinta-feira. Contudo, após intervenção do Banco Central, a moeda norte-americana conseguiu manter sua trajetória positiva, fechando em alta pela quarta sessão consecutiva, sendo cotado na venda a R$ 1,865 - valorização de 0,21%.

PERSPECTIVAS
Ao meu ver, seguimos tal como dantes no quartel de abrantes, ou seja, em um danado de um chove não molha, não há forças para subir, porém tampouco há um movimento definitivo de queda, o que não altera o quadro abaixo:

Suportes: 57.370, 56.830, 56.200
Resistências:
57.780, 58.400, 59.200

Nenhum comentário: