segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PERSPECTIVAS

Pessoal,

Estive ausente para curtir umas merecidas ferias... Paris, Roma, Florença, Pisa, Siena, Veneza e Milão... Recomendo a todos !!!

Voltando ao dia a dia, hoje a bolsa derreteu e só não foi pior porque os indicadores que sairam nos EUA deram uma ajudinha....

PERSPECTIVAS
Olho vivo nos indicadores de amanhã... PPI (significa Inflação do Produtor nos EUA) e tudo mais... Eles saem antes da abertura do pregao...

NO MAIS ACOMPANHAR A CHINA DE PERTO É BOA PEDIDA !
Entender a economia global antes era prever o comportamento da economia americana. Essa situação certamente mudou. O ânimo dos mercados, notadamente para as commodities, é fortemente influenciado pela economia chinesa. Portanto, avaliar o comportamento desta economia se tornou essencial para traçar cenários para a economia brasileira.


As perspectivas para a economia chinesa tanto no curto prazo quanto no médio/longo prazo são de crescimento sustentado. No curto prazo, este será motivado pelo aumento exponencial na oferta de crédito. Para o longo prazo, a manutenção do processo de urbanização, bem como uma mudança estrutural no sentido de maior peso do setor de serviços deverão impulsionar esta economia.


Os maiores riscos à tese de crescimento da China, no curto prazo, são o aumento da inadimplência, devido à forte expansão de crédito e uma reação exagerada do governo diante de uma inflação de ativos. No médio prazo, destacam-se os riscos associados ao tamanho reduzido e à ineficiência do setor de servicos.

Perspectivas Setoriais
Ao analisarmos a pauta dos principais produtos brasileiros exportados para a China, notamos a preponderância de minério de ferro, soja e celulose. Considerando as perspectivas de continuidade de forte crescimento da China, é natural que a busca por garantir fontes de fornecimento de commodities certamente elevará essa relação do Brasil com a China, inclusive acrescentando no futuro outros produtos onde também somos bastante competitivos.


Nenhum comentário: