segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cai Cai Balão

PessoALL,

Os chineses estão de olhos arregalados com receio de uma nova bolha especulativa...

Por essas e outras, o Ibovespa fechou em baixa de 2,1% nesta segunda-feira, aos 56.488,98 pontos, puxada pela forte queda nos papéis da Petrobras.

O principal índice da bolsa de São Paulo acumulava alta superior a 5% no mês, mas com o evento desta segunda-feira acabou fechando agosto com elevação de 3,15%.

No mercado externo, o dia foi marcado por perdas nos principais mercados globais em especial na China, onde o índice de Xangai despencou 6,7%, marcando sua pior baixa diária desde junho do ano passado. Pesaram neste mercado dúvidas sobre a recuperação da economia chinesa, com o anúncio da maior regulação do Estado chinês sobre o volume de empréstimos concedidos pelos bancos.

Ainda sobre o Brasil, o governo anunciou a proposta de novo modelo regulatório para a exploração de petróleo na área do pré-sal e outras áreas estratégicas. Na área macroeconômica, o mercado brasileiro reduziu a estimativa para a inflação oficial no país pela quinta semana consecutiva. Segundo boletim Focus, a previsão é que o IPCA encerre o ano em 4,29% ante a projeção de 4,32% da semana anterior.

Dentre as ações que compõem o Ibovespa, Sabesp ON e Gafisa ON apresentaram as maiores altas do dia, subindo 3,27% e 2,64%, respectivamente. Na ponta oposta, destaque para os papeis da Petrobras ON (-4,48%) e Gafisa ON (-4,31%).

O dólar comercial fechou a segunda-feira em alta pela sexta vez consecutiva, sendo cotado a R$ 1,889 na venda com avanço de 0,37%.

Nenhum comentário: