sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Efeito Manada

Caríssimos,

Sem dúvida comprovou-se hoje mais uma vez a exuberância irracional dos mercados.

Investimento em renda variável é variável de fato!

Afinal de contas, um Ibovespa registrando queda de quase 9% no intraday e fechando desvalorizado em 2,58% provoca muitas sensações, claro que negativas para a maioria!

Optando por vendas em massa, os investidores externos seguiram o chamado "efeito manada". A ordem que predominou era liquidar posições para compensar prejuízos em outros mercados. Neste contexto, em que os vendedores são bem mais numerosos que os compradores, as ações vão sendo vendidas a qualquer preço.

O que fazer agora?
Bom... aí depende do teu estômago... Aguenta mais volatilidade? Se sim, acalme-se que tudo isto vai passar... Se não, assuma o prejuízo....

Amanhã é um novo dia..... e depois virão outros..... e mesmo com crise subprime, creio que a bolsa seguirá como excelente alternativa de investimento frente à renda fixa no médio e longo prazos....

4 comentários:

Renato disse...

Professor, concordo plenamente com o Senhor. Lógico que os investimentos em bolsa são muito mais alegres quando tudo está subindo. Mas, "não há bem que sempre dure nem mal que seja eterno". Parabéns pelo post.

Unknown disse...

Exatamente a minah opinião. Estou segurando meus investimentos pois acredito um uma melhora no mercado.

BUSSOLA DE FINANCAS disse...

Prezados,
Agradeço a visita e as postagens.
Hoje a bolsa teve um espasmo positivo.
O momento é de oportunidades de compra para quem tiver caixa e coragem!

SDS

LB disse...

Meu caríssimo Bussola,

criei um espaço para divulgar os melhores blogs econômicos/financeiros, fazendo referência aos autores, e também redirecionando os leitores para o endereço original onde foi publicado o texto.

Como incluí o seu blog nesta lista, gostaria de saber se você faz alguma objeção ou aprova e incentiva a minha proposta.

Atenciosamente,

Lauro Bonfim