terça-feira, 10 de agosto de 2010

UM POUCO MAIS SOBRE OS ETF´s

PessoALL,

Ainda falando em ETF´s.... Vou detalhar um pouco mais o assunto, com base no BOVA11:

BOVA11
Naturalmente, este ETF que, sempre vale recordar, é um índice negociado como se uma ação o fosse, busca espelhar o comportamento da BOVEPSA, cujo índice é o IBOVESPA.

Ele procura manter em sua carteira a composição da própria carteira teórica do IBOVESPA.

MAS PORQUE ELE NÃO É IDÊNTICO AO IBOVESPA?
Bom, essa é uma questão que começa a ser respondida no próprio regulamento do fundo, que em seu 3º parágrafo diz: “..o Fundo poderá deter em sua carteira ações, e outros ativos não incluídos no índice, limitados a 5% do Patrimônio Liquido do Fundo, caso a Gestora entenda que tais ativos possam contribuir para que o Fundo reflita a performance do índice”.

Já deu pra sacar que de acordo com cabeça do gestor ele tem até 5% para se descolar do índice, o que parece pouco a olho nu, não o é na prática! Afinal 5% de um PL de 423 milhões de reais (posição em 09/08/10) não é brinquedo não.. heheheh

Além disso, há na carteira do fundo sempre um dinheiro em caixa, o que também gera um descolamento.

E A CARTEIRA DO BOVA11?
A composição de sua carteira, assim como o próprio IBOVESPA, é concentrada em PETROBRAS e VALE, portanto se as duas vão bem, tudo bem, se vão mal, tudo mal.

Até 09/08/10 as duas (Petro e Vale) no BOVA11 respondiam por 19% do fundo, não é pouca coisa, não é mesmo?


MAS ENTÃO, VALE COMPRAR O BOVA11?
Para quem deseja estar próximo do comportamento do índice IBOVESPA sem a necessidade de comprar cada ação que o compõe, e depois fazer ao longo do tempo os ajustes na carteira, pode ser interessante.

Mas como disse ele é um ativo que busca se aproximar do índice, com oscilações na sua rentabilidade, conforme podemos na tabela.





EM RESUMO
A tabela de rentabilidade chama atenção para o que ocorre com o BOVA11 na queda do IBOVESPA. Por um lado, na subida ele não acompanha 100%, por outro, na queda ultrapassa... Isso é o efeito combinado do que comentei anteriormente, ele “espelha” o índice.




Nenhum comentário: