terça-feira, 29 de junho de 2010

Epa Epa Epa 61 mil pontos volta a se tornar proximo...

PessoALL,

Fomos a 58 mil pontos, fizemos um fundo e ganhamos forca para passar dos 61 mil pontos, agora encontramos topo nos 65 mil e podemos testar novamente nos 61 mil..... 

O CONTEXTO DISSO...
As preocupações com a saúde da economia global aumentam e espalham uma onda de aversão aos ativos de risco no exterior. O estopim do movimento é a China, onde a perspectiva de desaceleração, ainda que necessária, traz tensões sobre o impacto no resto do mundo.

O cenário menos positivo para a Ásia se junta à crise de dívida na Europa e azeda totalmente o humor dos investidores internacionais nesta terça-feira. Depois da queda de 4,27% da bolsa da China, as principais praças europeias e o petróleo caem mais de 2%. O euro continua derretendo, pressionado pelo vencimento de empréstimos do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana.

Caiu como uma verdadeira eliminação a revisão de números da China pelo Conference Board. A entidade informou que errou a conta do indicador antecedente chinês de abril e teve de divulgar uma correção. Portanto, o aumento de 1,7% foi revisto para algo bem mais modesto, alta de 0,3%. Esse é o ponto que gerando o estresse de hoje.

O governo chinês vem agindo para segurar a inflação e a especulação no mercado imobiliário, diante da percepção de que a economia está superaquecida. Uma desaceleração é até saudável, mas os investidores juntam a tendência com outras preocupações pelo globo e passam a temer um novo mergulho recessivo.

A economia do Japão, por exemplo, mostra desempenho aquém do esperado e novos números abaixo da expectativa contribuem para o nervosismo de hoje. O desemprego subiu a 5,2% e a produção industrial recuou 0,1% em maio, enquanto os gastos das famílias acumulam queda de 0,7% no ano.

Na Europa, o clima segue instável e o alívio trazido pelas determinações do G-20 durou muito pouco. A maior preocupação no curto prazo é o vencimento de uma linha de empréstimos do BCE para os bancos, no valor de 440 milhões de euros, no final da semana. 

Teme-se um aperto na liquidez, já que diversas instituições dependem hoje desses recursos. Segundo o Financial Times, os bancos espanhóis fazem lobby para que a autoridade monetária renove a linha - são eles, afinal, que estão no olho do furacão neste momento.

Nem é preciso dizer que o clima aumenta a expectativa para os dois índices de atividade da China que saem amanhã à noite. Antes disso, os investidores acompanham dados dos Estados Unidos hoje: a pesquisa S&P/CaseShiller sobre os preços de imóveis residenciais (às 10 horas, de Brasília) e o índice de confiança do consumidor da Conference Board em junho
(11h).


Nenhum comentário: