quarta-feira, 7 de abril de 2010

NUVENS SE APROXIMAM

PessoALL,

Uma notícia veiculada no final da noite de ontem na Bloomberg pode comprometer os prognósticos de mais um dia positivo para os mercados globais... Segundo a agência, um
membro do conselho de política monetária do Banco do Povo, Li DAOKUI, declarou ao China Securities Journal que o BC CHINÊS deve elevar o JURO neste trimestre. Pode
pesar para as COMMODITIES, que ampliaram os ganhos nessa última onda de otimismo com a economia americana. E se pesar para as commodities, pesa para a BOVESPA.

GRÉCIA continua no foco, no dia em que chegam a Atenas representantes do FMI para prestar "assistência técnica" na administração do déficit público. Nesta terça-feira, pesaram notícias de que os bancos gregos estariam sofrendo uma onda de saques. Caíram mal, também, os rumores de que o país resiste à participação do FMI no socorro financeiro acertado com a UE.

A impressão de que o FED não deve retomar tão cedo o aperto do juro também ajudou a inibir ontem parte das perdas do EURO, mas a moeda ainda terminou o dia preocupada com a GRÉCIA, de volta como fator de cautela. Não adiantou o ministro das Finanças, George PAPACONSTANTINOU, negar que Atenas tenha tomado alguma medida com o objetivo de "alterar os termos do recente acordo com o Conselho Europeu sobre um mecanismo de suporte"... Prevaleceram as especulações de que o governo grego estaria tentando excluir o FMI do plano de socorro, para tentar escapar das condições de empréstimos mais rígidas. O EURO caiu a US$ 1,3406.


SELIC NO OLHO DO FURACAO
Cresceram apostas numa alta de 0,75 ponto porcentual na taxa SELIC, agora em abril. Bancos como Santander, Bradesco e BTG Pactual vieram a público, ontem, refazer suas estimativas para o juro, e interferiram no rumo dos negócios.

No Santander, o economista-chefe, Alexandre SCHWARTSMAN, estima não uma, mas duas doses de 0,75 ponto, em abril e em maio.... "Acreditamos que esta estratégia
compensará o tempo perdido com a manutenção da Selic em março, colocando a taxa no caminho que deveria ter prevalecido se o BC tivesse iniciado o ciclo no mês passado", diz o relatório do banco... Schwartsman espera um total de 3,25 pontos porcentuais de ajuste na Selic, este ano. Ou seja, juro de 12%, no final de dezembro.


Nenhum comentário: