segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FOI-SE O TEMPO QUE PIGS ERAM APENAS PORCOS...

PessoALL,

Já ficou mais que pública e notória a expressão BRIC´s, expressão que faz referência ao Brasil, Rússia, Índia e China, os mais famosos países emergentes.


Pois bem, agora está ganhando notoriedade também outro anacrônico, o PIGS, que faz referência à Portugal, Irlanda. Grécia e Espanha (Spain, em inglês).

OS MOTIVOS?
O aumento no déficit público de países como Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha (os chamados PIGS) é um dos principais riscos para a economia internacional neste momento. Esses países poderão ter que passar por restrições de orçamento público que reduzam o crescimento econômico, em um momento já não muito favorável, no qual o Produto Interno Bruto deverá ainda se retrair, 0,6% em Portugal, 0,8% na Irlanda, 0,4% na Espanha e 0,7% na Grécia, segundo estima ele.

A recente crise de dívida da Grécia, país da zona do euro, é uma situação muito nova, que traz muitas incertezas. Há na Grécia grande instabilidade política forte e oposição aos planos de aperto fiscal do governo, o que reduz sua capacidade de fazer o que precisa ser feito para pagamento dos credores.



Não é à toa que a Grécia teve sua classificação de risco de crédito piorada no início deste ano.


O mundo ainda apresenta uma recuperação frágil, com capacidade ociosa da indústria em níveis recordes, e há risco de bolhas de investimento na China. Para o Brasil, além da instabilidade vinda de fora, um dos grandes perigos é a perda de competitividade no comércio internacional por causa da moeda forte em relação a países como por exemplo, a China.



Como mostra o gráfico ao lado, o mercado financeiro já vê risco maior de moratória dos governos da Grécia, de Portugal e da Irlanda do que do Brasil. O prêmio de risco do swap de crédito (Credit Default Swap - CDS) de cinco anos do Brasil era de 144,1 pontos básicos na sexta-feira, contra 399,2 da Grécia, 151,6 da Irlanda e 161,7 de Portugal.

Nenhum comentário: