sábado, 6 de fevereiro de 2010

CUIDADO PORQUE NINGUEM SABE O FUNDO DO POÇO....

PessoALL,

 

A queda recente das bolsas mundiais trouxe de volta o velho binômio: euforia x desespero. Como já dizia São Tomas de Aquino, a virtude esta no meio. Pena, porem, que em se tratando de bolsa de valores as coisas dificilmente sejam assim.

Passado olho do furacao da crise financeira instaurada em 2008, surge a pergunta: o que mudou de la pra ca? Bom, primeiro que tivemos uma recuperação em 2009 das bolsas mundiais, em especial dos paises emergente, muito acima do esperado. E o mais importante ao meu ver: não há almoço de graça!!

 

Permitam-me explicar melhor...

Ora, de onde vocês pensam que veio toda a montanha de dinheiro necessária para cobrir os rombos provocados pelas hipotecas furadas nos EUA, e dos Grandes Bancos de Investimento? Fácil responder não? Dos cofres públicos de diversos paises, quer sejam os EUA ou os PIGS, o resultado é o mesmo: aumento do déficit fiscal!

 

E AGORA?

Agora parece que o mercado se deu conta disso, e não ta mais muito afim de financiar a Península Ibérica (Portugal e Espanha).

Vale Lembrar que em 1992 houve o famoso Tratado de Maastrich, que para a Zona do Euro limitava o Deficit Fiscal dos paises membros em 3% do PIB, hoje não preciso dizer que os PIGS mais que estouraram este limite...

Não menos importante é dizer que antes quebraram empresas, bancos, agora é mais complicado estamos falando de paises! Dá para imaginar o estrago e o efeito cascata se o mau humor virar pessimismo, não? 

Caso a situação se agrave, veremos muita sangria nas bolsas mundiais, o dólar rompendo facinho a casa dos R$ 2,20, a taxa de juros aumentando (apesar de já sermos a maior taxa de juros real do mundo), e tudo isso em um ano de eleição presidencial e copa do mundo, é muita coisa junto não?

Enfim, recomendo a todos o que vovó já me dizia há tempos: Meu filho, prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém! Portanto, cuidado com a ganância e a vontade louca de aproveitar a queda, porque pode ser que o pior esteja por vir, ou não, como diria Caetano Veloso.

 

Nenhum comentário: