segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Na crise, fundamento fica em 2º plano

Prezados,

Os últimos dois trimestres foram marcados pelo descolamento entre os fundamentos das empresas e seu valor no mercado. Como nunca, os preços hoje são influenciados por problemas de liquidez dos investidores. Muitas empresas estão com preços profundamente massacrados por conta da necessidade de que fundos, instituições e investidores pessoas físicas têm de se desfazer das ações, vendendo-as a qualquer preço.

E isso tem acontecido mesmo no caso de empresas com bons fundamentos, entre eles capacidade produtiva, volume de vendas e demanda em níveis bastante aquecidos. O que, hoje, está influenciando os preços das ações é um cenário completamente negro, como se de fato as empresas tivessem pela frente uma incapacidade, mesmo aquelas que têm reserva de caixa forte.

Entre as principais distorções, vale citar o caso da Copasa, empresa de saneamento de Minas Gerais. Para refletir seu valor hoje, a sua geração de caixa da empresa teria que cair a uma taxa de 9% ao ano nos próximos anos, mesmo se a companhia mantivesse o agressivo plano de investimentos que tem programado. Isto significa que, mesmo investindo cerca de R$ 400 milhões por ano, ainda assim a empresa teria que reduzir suas linhas de água e esgoto em 5%, além de não conseguir reajustar suas tarifas durante os próximos 10 anos, o que representa um cenário absolutamente catastrófico.

Outro exemplo de descolamento é a Comgás, empresa que tem uma estabilidade de fluxo de caixa bastante interessante, graças a um mercado residencial cativo. As ações da Comgás, também foram bastante afetadas pelo agravamento da crise, com o preço embutindo uma redução perpétua de 5% no número de clientes residenciais, que hoje crescem a mais de 10% ao ano, e também uma queda permanente de 5% nos volumes industriais, que hoje acompanham o Produto Interno Bruto (PIB).

Quando a razão voltar ao mercado, estas e outras discrepâncias serão ajustadas. A grande questão é saber quanto tempo ainda esta tormenta irá demorar a passar!

BON$ INVE$TIMENTO$

Um comentário:

Anônimo disse...

como disse Kynes:
" os mercados podem ficar irracionais , por mais tempo que vç pode ficar solvente"