terça-feira, 11 de maio de 2010

Não se pega uma faca caindo!

PessoALL,

Ontem tivemos um dia de euforia, mas terá sido um dia apenas?

Em Bolsa de Valores precisamos pensar em tendência, um dia de queda em um mercado com tendência de alta não é significativo, é realização técnica. Por sua vez, um dia de alta, uma euforia, em um mercado com tendência de baixa também não muda o rumo dos ventos.

Hoje, dia 11 de maio, já há um gosto de ressaca no ar....

Não há dúvida de que o plano anunciado é importante, pior seria se não existisse, mas será que é sustentável o plano? Será que é possível resolver – neste caso específico da Europa – um problema fiscal emitindo simplesmente mais dívida? Será que há confiança suficiente para lastrear este volume de US$ 1 trilhão?

No caso dos EUA este processo foi relativamente tranqüilo, afinal é deles o ativo livre de risco: o Dólar. Quanto pior as coisas ficavam durante a crise subprime mais o Dólar se fortalecia, pois este é a reserva de valor mundial. Financiar os planos trilhardários do FED e da Casa Branca era fácil uma vez que o apetite do mundo pelo risco zero representado pelos títulos do Tesouro era infindável.

E agora na Europa? Isto será possível?

Somente com a evolução dos fatos poderemos responder... Ainda é muito cedo para afirmar que o pior já passou, a crise de 2008 deve ter ensinado a muitos, o que vovó sempre dizia: "canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém...." Afinal em julho de 2008 houve o primeiro baque, mas a crise só se alastrou de fato a partir de setembro de 2008.

Portanto, ao meu ver é hora de botar as barbas de molho e aguardar....pois teremos muita volatiliade pela frente...


Nenhum comentário: