terça-feira, 7 de julho de 2009

LEI DA GRAVIDADE

Pessoal,

Estou em falta com o Blog, eu sei.. peço desculpas por não postar desde maio, porém final de semestre é uma loucura, muitas provas e tudo mais, mas estamos de volta....

DE LÁ PRA CÁ
Bom, desde a ultima postagem, tivemos algumas alegrias na BOLSA, em especial o setor de construção, beneficiado pelo programa "Minha Casa" e pela postergação do "IPI", porém há nuvens negras se aproximando!

MOLHO AZEDOU
O principal tempero da Bolsa que é o investidor estrangeiro, está azedo, podendo estragar!

Vale dizer que em Junho houve saída líquida de mais de 1 Bilhão, e em Julho não começamos bem.

OS MOTIVOS?
Bom, o primeiro é que a Bolsa não funciona como uma linha reta, não sobe indefinidamente até o céu, e não dá para revogar a lei da gravidade, nem por decreto lei ou medida provisória.

Adicionalmente, e menos irônico, enfatizo o fato de que a economia real no mundo ainda está se recuperando de um forte baque, e de forma análoga a um organismo vivo, pode ter recaídas, que podem se agravar ou serem contornadas. 

Particularmente, penso que os números de desemprego divulgados na semana passada na Casa Matriz do mundo, isto é,  os EUA, não foram bem digeridos, e cresceu o sentimento de preocupação com a saúde da, momentaneamente, combalida águia norte-americana.

O QUE FAZER?
Ora, se você pode suportar oscilações, a bolsa promete dar uma boa janela de oportunidade para novas compras, abaixo dos 49.500 pontos, é interessante acompanhar não só nossas Blue Chips clássicas (VALE5 e PETR4), como também o setor de construção (RSID3, MRVE3, PDGR3), o de autopeças (RAPT4), por exemplo.

Não custa lembrar que :
1) Estamos com uma taxa básica da economia de 9,25% ao ano, podendo baixar ainda mais !
2) Inflação está sob controle (hoje saiu o IGP-DI com deflação no último mês)
3) Em se tratando de Bolsa tudo pode acontecer, portanto é preciso ficar de olho vivo para saber aproveitar as oportunidades, bem como ser precavido e realizar os ganhos auferidos a tempo, antes que a lei da gravidade atue com força !

BON$ INVE$TIMENTO$ !

ps: acompanhe também o blog pelo twitter: http://twitter.com/FBIAGINI

Um comentário:

MF.net disse...

Eu conheço outra lei da gravidade, além dos estudos de Newton:

Se a coisa está ruim, muita gente perdeu dinheiro com os problemas na economia mundial, é só vc não está preocupado com a situação, talvez ainda não tenha se dado conta da gravidade dos fatos.